24 junho 2009

Orientações para preenchimento do mapa de desempenho

ALFAMAT – ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, LEITURA E ESCRITA
1° TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
MAPA DE DESEMPENHO DO(A) ALUNO(A) - ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO

- Liste no mapa de desempenho apenas o nome dos alunos que responderam as questões da prova e as transcreveram para a folha de respostas;
- Cada questão do teste possui apenas uma alternativa CORRETA, a qual deverá ser registrada no mapa de desempenho com a letra X, seguindo o gabarito acima;
- No caso de alternativa INCORRETA, registre no mapa a letra marcada pelo(a) aluno(a) A, B, C ou D;
- Quando não for marcada na folha de resposta nenhuma alternativa, registre N;
- Quando for marcada na folha de resposta mais de uma alternativa, registre I.

OBS: Não deixe nenhuma questão sem o devido registro;
Por favor, preencha os “dados complementares” solicitados ao final dos mapas de desempenho.

Chamada do MEC para a Prova Brasil

Ministério de Educação (MEC) conclama a todas as escolas do ensino fundamental que possuem 4a série e 8a série a realizar a Prova Brasil, prevista para o mês de outubro de 2009.
Veja abaixo o vídeo do MEC:

23 junho 2009

BELÉM REALIZA SIMULADO DA PROVA BRASIL

A TV Cultura do Pará, no seu jornal local do dia 23/06/2009, apresentou o projeto “ALFAMAT – Alfabetização, Matemática Leitura e Escrita”, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Belém, através do Núcleo de Informática Educativa (NIED). O objetivo é avaliar e melhorar a aprendizagem dos alunos da rede municipal, bem como seus desempenhos na Prova Brasil. A coordenação do ALFAMAT é da Professora Odinéa Lopes. Veja abaixo o vídeo com a reportagem da TV Cultura – Jornal Local - 23/06/09 – 12h

19 junho 2009

Mapa de desempenho - Alfamat

Caros Professores,
Disponibilizamos abaixo as planilhas eletrônicas para efetuar a digitação do desempenho dos alunos no 1º teste - AlfaMat - “Alfabetização matemática, leitura e escrita”.
Clique em cada link, baixe o arquivo, renomeie colocando o nome da sua escola, preencha e envie até o dia 26/06/2009 (sexta-feira) para niedbelem@gmail.com. Depois, espere uma mensagem confirmando o recebimento do arquivo com sucesso.
Lembramos que os mapas das turmas devem ser digitados em um único arquivo por disciplina para enviar ao NIED.





Modelo do Mapa de desempenho de Matematica
Modelo do Mapa de desempenho da Língua Portuguesa

Bom trabalho!

Belém aplica simulado da Prova Brasil na terça

Todos os alunos que estão cursando a quarta série do Ensino Fundamental nas escolas mantidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) participarão de um simulado, na próxima terça-feira, 23, nos moldes da Prova Brasil, a ser aplicada em outubro pelo Ministério da Educação (MEC).

Este teste faz parte do projeto “Alfabetização matemática, leitura e escrita” (Alfamat), desenvolvido pelo Núcleo de Informática Educativa da Semec (NIED). Criado em 2007, este projeto tinha como público-alvo, inicialmente, somente os professores lotados em salas de informática e que trabalhavam com turmas de quarta série. Seu objetivo era desenvolver metodologias educacionais que contribuíssem para o melhor aprendizado de conteúdos das disciplinas de matemática e língua portuguesa.

Para garantir uma educação mais completa, no ano passado o Alfamat foi ampliado e passou a envolver todos os professores de quarta série da rede. Suas ações consistem em envolver os educadores em oficinas semanais que trabalham todos os descritores do MEC relacionados à Prova Brasil, que avalia as habilidades e competências exigidas pelo Ministério para os alunos da referida série.

Este curso teve início em abril e os professores já participaram de seis oficinas. A previsão é que o encerramento seja na primeira semana de outubro, às vésperas da prova. “Não há como melhorar os índices da prova nacional se não for por meio de uma educação de qualidade. Por isto, objetivamos com este curso orientar melhor os professores quanto às suas metodologias para que isso se reflita em alunos mais bem preparados e, assim, melhores resultados nos exames do MEC”, explica Isabela Pessôa, coordenadora do NIED.

O simulado será formulado pela equipe técnica do NIED e terá como base questões já trabalhadas pelo MEC em Provas Brasil anteriores. A folha de resposta, onde os alunos devem marcar a opção de resposta das questões de múltipla escolha, também segue moldes idênticos aos utilizados pelo MEC. Tudo isso tem o objetivo de familiarizar os alunos com a prova para que não sejam prejudicados por não conhecerem o estilo da avaliação.

O teste a ser aplicado no dia 23, simultaneamente em toda a rede, já é o segundo ao qual os alunos da quarta série são submetidos. No início do ano, foi aplicado o primeiro teste nos mesmos moldes deste para diagnosticar a situação inicial do alunado da rede. (Ascom Semec).

Matéria veiculada no jornal Diário do Pará, edição do dia 19/06/2009.

URL: http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=48509

03 junho 2009

A INTERNET É UMA MÁQUINA DO TEMPO

Todo mundo sabe que a Web é o maior repositório de conhecimetnos e informações já criado pelo homem. Sua importância para o trabalho de professores, alunos e pesquisadores é inquestionável. Na Interne podemos viajar virtualmente no tempo e ler antigos jornais, assistir velhos e esquecidos programas de TV, relembrar antigos comerciais ou shows do passado, e até velhos programas de rádio. A Internet é uma verdadeira e fantástica Máquina do Tempo.

Essa talvez seja a proposta de uma instituição sem fins lucrativos chamada The Internet Archive(Arquivo da Internet). A organização disponibiliza mais de 85 bilhões de páginas arquivadas desde 1996, e para surfar o internauta simplesmente entra na WayBackMachine (Máquina do Tempo). Basta digitar o endereço do site ou URL por onde queira iniciar e aperte Enter. Depois, escolha entre as datas arquivadas disponíveis. A Máquina do Tempo permite a navegação por todo um universo de arquivos que inclui textos, áudio, imagens em movimento, softwares e até antigas páginas apagadas da web.

A imensa biblioteca digital foi fundada em 1996 e encontra-se instalada na Califórnia, no Presidio de San Francisco, recebendo informações de diversos sites.
Visite você também.